BLOG MÓVEIS MARA

Confira as tendências de mercado para a arquitetura do futuro

A arquitetura está evoluindo, encontrando novos meios de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de construções mais sustentáveis e que sejam relevantes para todas as pessoas. Confira as tendências de mercado para a arquitetura do futuro.

 

Quando falamos sobre a arquitetura do futuro, não estamos tentando falar de edifícios ou estruturas incríveis que nunca foram imaginadas.

Diante dos novos desafios, a missão da arquitetura do futuro é melhorar a vida das pessoas e o meio ambiente, e ela está mais perto do que pensávamos.

Neste artigo, apresentaremos 4 tendências de mercado, como sustentabilidade e Internet das coisas, e explicaremos como elas vão mudar a experiência das pessoas que vivem nesses espaços e muito mais!

Continue a leitura para aprender mais sobre o assunto e comece imediatamente a aplicar esses conceitos em suas construções.

 

Sustentabilidade

Muitos desafios e tendências do futuro agora começam a tomar forma, um deles é a sustentabilidade. E não tem como pensar no amanhã, sem considerar a economia e a otimização de recursos naturais.

No campo da arquitetura, isso é feito através da análise do meio ambiente, seu ecossistema e edificações, com o mínimo de impacto possível.

Também considera o uso consciente de materiais de baixo consumo energético, otimizando o uso de energia para aquecimento, refrigeração e iluminação, e prioriza o uso de recursos renováveis.

Também há problemas de conforto de calor e umidade, salubridade e ocupação predial. Ou seja, são projetos considerados sob os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

 

Internet das coisas

A arquitetura do futuro também fornece mais integração com a tecnologia (a chamada Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT). Trata-se da integração de equipamentos que podem gerenciar dados, acumular informações e facilitar o dia a dia, tornando-o mais inteligente.

Na prática, isso pode ser feito com uma caixa de luz inteligente, que pode controlar a iluminação e o consumo, pode usar sensores em luzes e torneiras para economizar recursos e pode automatizar estacionamentos por meio de sinais de reserva de estacionamento e pagamentos automáticos. 

Além disso, é claro, você pode controlar e gerenciar remotamente dispositivos eletrônicos, como TVs e fechaduras mais modernas. Podendo até ser convertido em tendências decorativas.

 

Inclusividade

A proposta futurista de arquitetura devem incluir os ecossistemas, o meio ambiente e principalmente as pessoas. Portanto, a ideia de construir edifícios com escadarias majestosas para jovens e adultos capacitados deve ser revista, pois exclui outra parcela de pessoas de tais espaços.

O conceito de arquitetura inclusiva é relevante para todos os que possam ocupar este lugar. Espaços maiores, banheiros inclusivos e elevadores acessíveis são alguns exemplos que já existem.

 

Qualidade de vida

Por fim, quando falamos em ambiente corporativo, a arquitetura do futuro também deve focar no bem-estar do ser humano, pois isso afeta a qualidade de vida e a produtividade. O projeto precisa considerar coordenação, conforto e funcionalidade.

Esses aspectos referem-se mais aos métodos do espaço interno, mas também é preciso considerar fatores externos, e atentar para a segurança, saúde, mobilidade e poluição, para que a qualidade do espaço interno também se estenda para fora, para as cidades e forme o espaço urbano em conjunto.

Como vimos, a arquitetura do futuro, ou o arquiteto ideal a partir de agora vai centrar-se não só na construção de grandes edifícios, mas também em adquiri-los sem afetar o meio envolvente e trazer mais qualidade de vida às pessoas e pensando no meio ambiente.

Isso é possível economizando e otimizando os recursos naturais durante a obra e ao longo da sua existência. Para isso, vale a pena contar com a tecnologia, a Internet das Coisas e tudo o que existe, e é possível construir um espaço mais confortável e justo para todos.

 

As tendências para este ano são uma ótima forma de mudarmos nossa casa. Transforme sua casa também. 

Traga seu projeto dos sonhos para a Móveis Mara que nós vamos te ajudar a torná-lo realidade.

Venha nos fazer uma visita e traga seu projeto dos sonhos. Vamos realizá-lo juntos!

Ligue: 41 3621-2011 | 41 98407-8503

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM