BLOG MÓVEIS MARA

Truques para otimizar espaço

Truques para otimizar o espaço do seu apartamento

Aprenda a aproveitar o melhor do seu lar, por menor que seja

 

Se você mora atualmente em um apartamento no Boqueirão de tamanho reduzido, provavelmente está familiarizado com os desafios que isso acarreta. É difícil conseguir privacidade, uma organização adequada pode parecer impossível e escolher uma decoração sem sobrecarregar sua estética é uma grande luta.

Mas a boa notícia é que todos esses problemas podem ser resolvidos com estilo, usando algumas dicas, truques e um pouco de engenhosidade criativa. Então, se você está pronto para superar seus problemas de espaço, traga essas ideias para sua vida.

Afinal de contas, só porque sua casa é pequena não significa que ela tenha que ser pequena, apertada ou desconfortável. Na verdade, existem muitas vantagens em morar em um espaço pequeno: contas mais baixas, menos espaços para limpar e uma redução na desordem ou excesso de pertences.

Mas você ainda precisa de uma área separada para dormir e se vestir, além de comer. Por isso, considere algumas sugestões que separamos neste post para você!

1. Abuse da criatividade e das cores

O segredo para criar um espaço para dormir em um apartamento minúsculo é usar a cor, o design e a função a seu favor. Se você está disposto a limpar o ambiente de itens demais, mas ainda sente que tem coisas demais em suas mãos, não se preocupe! Quase todos os itens da sua casa podem se tornar mais atraentes com um pouco de reflexão.

Organizar seus livros por tamanho e cor, investir em lindas cestas de armazenamento e colocar cuidadosamente os tapetes nos cantos que você deseja que pareçam mais polidos são maneiras fáceis de transformar a suposta desordem visual em uma decoração elegante. Portanto, lembre-se: retire de vista tudo o que possa carregar demais o ambiente. Invista em cores e criatividade, sem exagerar demais. Uma paleta de tons pastéis suaves com bastante branco cremoso é outra maneira de fazer qualquer espaço pequeno parecer maior.

2. Maximize a iluminação o quanto seja possível

A luz natural tem um talento especial para tornar qualquer espaço mais aberto e arejado, portanto, maximize o seu o máximo possível. Capriche na iluminação, especialmente na cozinha e sala de estar/jantar, para parecer que sua casas é mais espaçosa e iluminada. Se você deseja usar partições para criar a ilusão de diferentes cômodos em seu apartamento pequeno, opte por uma que deixe entrar muita luz. As estantes podem separar efetivamente o quarto e a sala de estar, ao mesmo tempo em que permitem que muita luz banhe todo o espaço.

3. Invista em prateleiras e em soluções de armazenagem

A organização é sua melhor amiga em um apartamento pequeno. Se otimizado, ele vai economizar uma tonelada de dores de cabeça quando se trata de manter as coisas organizadas, limpas e chiques, então familiarize-se com seus poderes ilimitados. Existem infinitas opções de armazenamento que você pode aproveitar se estiver disposto a pensar um pouco fora da caixa. Esteja atento a tetos mais altos e sistemas de armazenamento que podem desempenhar uma função dupla como ferramenta organizacional e espaço de trabalho! Há sempre algo que você pode fazer com um armário , canto ou janela, contanto que você abra sua mente e deixe sua criatividade correr livre.

4. Tenha muitos espelhos

Os espelhos são quase mágicos quando se trata de sua capacidade de aprimorar um pequeno estúdio. E isso porque quanto mais superfícies reflexivas você tiver em seu espaço, maior seu apartamento pequeno parecerá. Investir em um espelho grande e lindo como este minimiza as vibrações claustrofóbicas, abrindo as coisas visualmente e criando a ilusão de mais espaço. Outra dica importante: móveis transparentes ajudam um cômodo minúsculo a parecer um pouco maior.

5. Considere usar armários abertos

Um dos desafios mais difíceis que surgem com o aninhamento em um apartamento pequeno é a falta de espaço no armário. Especialmente para aqueles que podem ou não ter um problema com muitos objetos ou uma grande paixão por moda. Felizmente, é relativamente fácil e econômico montar o seu próprio. Em vez de procurar maneiras de enfiar e esconder suas roupas, crie um armário aberto e funcional que complemente sua estética. Apenas certifique-se de inserir seus objetos pessoais uniformemente, para que seu armário não pareça muito caótico.

O mesmo princípio que funciona para armários abertos também funciona para estantes abertas. Se sua sala deixa muito a desejar no departamento de armazenamento, crie a sua própria por meio deste método. Dito isso, você definitivamente não quer jogar coisas lá descuidadamente. Organizar os itens por tipo, tamanho e cor garantirá que sua estética permaneça correta e justa. Por exemplo, considere planejar uma sala inspiradora com uma paleta de cores uniforme e disposição esparsa para livros, arte e itens pessoais.

6. Que tal usar biombos?

As divisórias são o Santo Graal da vida em um apartamento pequeno, graças à sua capacidade de criar novos cômodos do nada. E eles podem assumir todos os tipos de formas em uma variedade infinita de materiais, dependendo de suas sensibilidades de estilo. Além do mais, pode ser retirada ou armazenada facilmente, oferecendo versatilidade infinita para hóspedes e jantares. Invista em biombos, drywall ou outras soluções, como por exemplo lâminas de vidro ou plástico. De maneira geral, as paredes temporárias são uma ótima maneira de separar o quarto de um apartamento pequeno das áreas de estar mais comuns.

7. Seja criativo na escolha de sua cama

Provavelmente, sua cama é a peça de mobiliário que ocupa mais espaço em seu estúdio, portanto, aproveite ao máximo transformando-a em uma solução de armazenamento abundante. Você pode elevá-la com o apoio de escadas, jogar recipientes de armazenamento embaixo dela ou levá-la para o próximo nível, transformando-o em uma unidade de armazenamento inteligente e personalizada. De qualquer forma, seu espaço será maior e mais feliz por isso.

Gostou destas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais, familiares e amigos em geral, para que mais pessoas conheçam as possibilidades de uso de truques especiais para valorizar um apartamento pequeno!

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email