BLOG MÓVEIS MARA

erros na hora de planejar uma cozinha

5 erros na hora de planejar uma cozinha

Saiba como evitar erros na hora de planejar uma cozinha e como tornar o ambiente em algo prático, bonito e ergonômico

Independente do estilo da cozinha ou das suas necessidades, o ambiente deve ser um local aconchegante e prático. Entretanto, alguns erros durante o planejamento e execução podem tornar o espaço em um problema permanente. Pensando nisso, listamos os cinco erros mais comuns que são cometidos e como você pode evitá-los.

Não deixar vão de ventilação para os eletrodomésticos

Em primeiro lugar, deve ser definido se os eletrodomésticos serão embutidos ou colocados em nichos, e a posição de cada um deles. Com base nestas escolhas, é preciso deixar um vão de ventilação entre o eletrodoméstico e o móvel, conforme cada fabricante recomenda. O mesmo é indicado para geladeiras, fornos, microondas e cooktops. 

Quando não é deixado o espaço recomendado pode ocorrer a queima dos eletrodomésticos, perda de garantia ou ainda, em casos mais graves, incêndios. Vale ressaltar que fogão e forno nunca devem ser deixados lado a lado.

Não usar chapa própria para ambiente molhado

Quando é utilizado o material impróprio para o local isso pode acarretar diversos problemas. A fim de evitar transtornos, como o apodrecimento da madeira dos móveis nas áreas molhadas – no caso das pias e torneiras -, o recomendado é fazer armários sem o fundo ou utilizando uma chapa denominada hidrófugo, encontrada somente na cor branca. Esta chapa é resistente a umidade.

Altura da bancada

A altura da bancada de cozinha deve respeitar as regras de ergonomia domiciliar para que você e sua família não tenham dores na coluna, problemas de má postura ou se sintam desconfortáveis. A altura ideal varia entre 89 cm e 100 cm. Esta é uma medida padrão para adultos de estatura média, entretanto, cada caso deve ser avaliado.

Porta-latas de metal

Outro fator que pode acarretar estrago nos armários é fazer o porta latas com metais e colocar potes de sal ou temperos, mesmo estando fechados, isso porque ele pode acabar enferrujando e deteriorando qualquer objetos de metal, como porta latas, dobradiças e corrediças.

Uma sugestão é guardar itens corrosivos fora dos armários, ou em potes muito bem vedados.

Falta de sóculos de pedra em cozinhas, banheiros e lavanderias

A base dos móveis é um detalhe que vai fazer muita diferença, tanto na parte estética como na praticidade do dia a dia. Isso porque, quando elevamos a base é possível realizar a limpeza do chão de forma que a água e os produtos químicos não danifiquem o material móvel.

A Móveis Mara recomenda a construção de um sóculo de no mínimo 15 cm de altura, ou seja, um recuo que fica na base e serve de apoio para armários, ele evitar entrar sujeiras na parte de baixo dos balcões.

Esta base é um fechamento de pedra instalada após a fixação dos móveis na parede, normalmente as marmorarias instalam após, colado ao chão e ao móvel, fechando assim qualquer fresta para não entrar sujeiras!

 

Para que sua cozinha seja realizada sem erros, o indicado é sempre procurar um profissional. A Móveis Mara, está no mercado há 45 anos, possui profissionais qualificados para te atender e realizar o seu projeto e já entregamos mais de 6 mil ambientes. Venha realizar os seus sonhos

Entre em contato conosco:

Ligue: 41 3621-2011 | 41 98407-8503

Instagram

Facebook

 

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email