BLOG MÓVEIS MARA

Confira 4 dicas para te ajudar na reforma da cozinha e evitar erros

Com o passar do tempo, a decoração, os móveis e o ambiente em geral vão ficando monótonos e cansativos. Logo vem a vontade e o desejo de mudar, criar algo novo, transformar o cômodo e deixá-lo mais bonito. Então confira 4 dicas para te ajudar na reforma da cozinha e evitar erros.

 

Tomar a decisão de reformar um ambiente requer coragem, dedicação e atenção. É preciso focar em questões que estão relacionadas a obra, como: materiais, profissionais e móveis para comprar.

Se este é o seu mundo atual, você veio ao lugar certo para aprender tudo sobre reformar sua cozinha. Vamos te mostrar quatro dicas importantíssimas para te ajudar a executar suas ações corretamente e, assim, evitar dores de cabeça.

Vamos discutir sobre revestimentos, móveis sob medida, e a seleção dos fornecedores e dos profissionais que vão realizar a obra. Tudo para que você tenha a cozinha dos seus sonhos sem frustrações. Continue lendo e comece os preparativos para a reforma.

 

1. Começo da obra

O primeiro passo é planejar bem o seu trabalho. Analise suas necessidades com cuidado. Quer decorar só para mudar o seu ambiente ou precisa adaptá-lo para realizar outras tarefas? Anote tudo, priorize essas mudanças (se houver), aproveite o fato de que você vai reformar e anote alguns mimos que deseja ter na cozinha, e defina o novo estilo que o espaço terá. Ou se você vai mantê-lo, basta apenas trocar alguns móveis.

Considerando o novo formato do ambiente, comece a orçar a sua obra, consultando profissionais capazes de fazer/refazer a infraestrutura (se necessário), a empresa responsável pela fabricação dos móveis sob medida, e que até mesmo possam direcionar o projeto.

Na verdade, o ideal é primeiro levar seu projeto para a empresa de móveis sob medida para que eles possam analisar suas ideias, dar dicas e apresentar novos conceitos e novidades do setor. Algo que você nem sabe do que precisa, mas que já existe no mercado.

 

2. Escolha o revestimento

Com um projeto em mãos, comece a pensar no tipo de revestimento que deseja escolher para a cozinha, incluindo pisos e paredes.

Este tema merece atenção especial, para que você não cometa o erro de colocar um piso inadequado no chão da cozinha (um material que não molhe, não fique escorregadio ou que tenha frisos que acumulam poeira ou gordura). Considere também um material que pode ser limpo com frequência, que seja fácil de limpar e, claro, combine com a decoração de sua escolha.

Os revestimentos de parede seguem uma lógica semelhante: devem ajudar a decorar, ser fáceis de limpar e proteger a parede da água e da gordura (duas coisas muito presentes neste espaço). Ao fazer esta seleção, os revestimentos de pedra com porosidades ou madeira com rachaduras devem ser excluídos.

Procure considerar a cor dos móveis sob medida e também a cor dos eletrodomésticos da sua cozinha para criar uma decoração que fique harmonizada e do jeito que você sempre sonhou.

Lembre-se também de que determinados pisos podem ser aplicados tanto no chão quanto nas paredes, criando um ambiente monocromático, o que pode representar um design interessante na decoração.

 

3. Escolha dos móveis sob medida

Como já mencionamos aqui, depois de definir o projeto de reforma (requisitos de espaço, alterações necessárias e acréscimo de instalações), o segundo passo mais importante é escolher uma empresa que vai fazer os seus móveis sob medida.

Isso porque, além de proporcionar a beleza e a segurança de materiais de alta qualidade, eles também poderão auxiliar na montagem do seu projeto de reforma, dar dicas de organização do espaço e trazer novidades de mercado que você nem conhece, mas que pode ajudar no conforto e beleza da sua nova cozinha.

Além disso, escolher uma empresa que tem tradição e renome no mercado é a garantia que os materiais utilizados são de alta qualidade, são os mais modernos do mercado, e possuem designs que seguem as tendência do setor, portanto, escolher bem a empresa evitará problemas no futuro.

Profissionais experientes também poderão aconselhar sobre a colocação de armários na área de canalização sem causar problemas de vazamento e infiltração, sobre manutenção e colocação de pontos de luz – o que vai contribuir para o funcionamento do espaço e o charme da cozinha – e ainda na colocação e acréscimo de tomadas, para que o ambiente seja realmente funcional.

Indicados assim, parecem objetos simples, mas quando são excluídos do projeto de reforma, representam os incômodos e arrependimentos por terem sido mal planejados.

 

4. Escolhendo o material para bancada da cozinha

Na hora de decorar a cozinha, outro item que merece atenção especial é a bancada. Além de combinar com a decoração, também deve ser um item funcional, condizente com os donos da casa, para saber se terão disposição e tempo limpando e mantendo o item.

Por exemplo, as superfícies de madeira tendem a envelhecer mais rápido e, portanto, requerem uma substituição ou manutenção mais frequente.

Usar um pedra preta escura pode ser muito atraente, mas se não corresponder ao estilo do proprietário, ficará cansativo.

Certos tipos de pedra ficam manchadas, por isso, se você não tiver cuidado com a manutenção do espaço, você poderá danificar sua bancada. Ou seja, será um material que exigirá mais dedicação em sua limpeza.

As pedras também já possuem tecnologia presente em sua composição, sendo composta por múltiplos elementos que tornam a pedra mais resistente, difícil manchar e riscar, e ainda tem várias combinações de cores no mercado. Um exemplo é o silestone, o nanoglass e a corian.

Se você tiver alguma dúvida, procure uma empresa conhecida e qualificada no mercado, que pode te orientar sobre a variedade, qualidade e situação real de que você precisa.

Como vimos, reformar sua cozinha não é para ser algo complicado e que trará dores de cabeça, mas sim um momento de aproveitar e curtir as mudanças que vão ocorrendo no espaço. 

Porém, a melhor forma de fazer isso e de garantir que tudo está em ordem, é contratando empresas e profissionais de renome e com as mais diversas qualificações e recomendações do mercado.

Em torno desses cuidados e valores, você garantirá que a reforma de sua cozinha funcione como você imaginou. Use essas diretrizes para se preparar para possíveis erros ou ideias que não funcionarão na prática e ainda serão atualizados com todas as novidades e tendências do mercado.

 

Para isso, conte com a Móveis Mara. Temos tradição de mais de 40 no mercado moveleiro e contamos com fabricação própria de móveis sob medida. Já realizamos o sonho de 20 mil clientes.

E agora chegou a sua vez! Aqui na Móveis Mara nós temos os melhores móveis sob medida. Com uma equipe eficiente e pronta para transformar seu sonho em realidade.

Venha nos fazer uma visita e traga seu projeto dos sonhos. Vamos realizá-lo juntos!

Ligue: 41 3621-2011 | 41 98407-8503

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM