BLOG MÓVEIS MARA

Dicas para escolher o sofá perfeito para sua casa

Dicas para escolher o sofá perfeito para sua casa

Na hora de decorar os ambientes da casa sempre bate a dúvida de qual móvel/estofado comprar. Como por exemplo, qual o sofá perfeito para a sala? Claro que além desse ambiente, o sofá pode ser utilizado na sala de estar, quartos de hóspedes e escritório.

O sofá ocupa o lugar de destaque do ambiente e também tem a função de delimitar o espaço em relação ao resto dos móveis, servindo como um indicador para a mesa de centro, poltronas, tapetes, entre outros. Sendo determinante para escolher o tamanho do sofá e sua finalidade – o melhor a fazer é medir o cômodo!

Uma dica a ser levada em consideração é que o tapete nunca deve ter a dimensão menor que o sofá, e o estofado deve ficar posicionado de maneira que possibilite circulação no ambiente.

 

Ambientes da casa

Sala de TV

O sofá perfeito para esse ambiente deve ser macio, profundo e aconchegante! Se houver bastante espaço, a opção de canto ou em formato (L) é ótimo para otimizar a circulação e dividir os ambientes.

O sofá reclinável possui parte expansível escondida, podendo ser aberto quando necessário – ideal para salas pequenas. Caso não tenha muito espaço livre, adicione puffs para ter ainda mais conforto e ser possível esticar os pés.

 

Sala de estar

Se a prioridade é receber as visitas, prefira assentos mais firmes, menos profundos e com encostos mais retos – essas características fazem com que o ato de sentar e levantar fique mais fácil do que comparado com um sofá para sala de televisão.

 

Quarto de hóspedes

O sofá cama é uma ótima escolha para quem precisa de um móvel que atenda a diversas demandas – pode ser usado tanto para receber as visitas quanto para acomodar os hóspedes.

Atualmente, existem diversos modelos bastante confortáveis, sendo muito utilizado em casas/apartamentos com pouco espaço ou menos cômodos. 

 

Tecido e espuma do estofado

Depois de escolher o modelo e o tamanho, vem a escolha do material mais adequado. 

Os assentos mais utilizados são os com densidade D28 (mais macio e para pessoas de até 90kg) e D33 (mais denso e acomoda pessoas com até 100kg) pois oferecem maior firmeza e conforto. 

Já o revestimento é o que vai dar a estética à peça, no entanto o tecido também está ligado diretamente ao modo de uso. 

  • O couro é uma escolha clássica e fácil de limpar. É  impermeável, por isso se adapta bem a locais quentes pois não absorve calor.
  • O suede e linho (podem ser impermeabilizados) é uma ótima opção para quem possui animais de estimação ou crianças em casa. 
  • Linho cotton, linho poliéster e corino possuem propostas diferentes e de grande aceitação no mercado. No entanto, não é aconselhável para quem possui crianças ou pets em casa. 

 

Cartela de cores

A cor do tecido do sofá é importante para que ele acompanhe de forma adequada a decoração presente no ambiente. Mas, ela depende também do destaque que você quer dar à peça!

Tecidos em cores escuras podem mascarar melhor a sujeira e eventuais manchas. Já os sofás em cores neutras são uma escolha segura e é possível abusar de texturas sem medo.

 

Que tal escolher um novo sofá para sua casa? Entre em contato conosco e solicite o orçamento!

Ligue: 41 3621-2011 | 41 98407-8503

Instagram  | Facebook

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email