BLOG MÓVEIS MARA

Principais diferenças entre MDF e MDP

Principais diferenças entre MDF e MDP

Apesar das diferenças entre MDF e MDP, ambos devem ser utilizados em ambientes secos e livres de umidade excessiva para preservar suas qualidades.

 

Os painéis de MDF e MDP são excelentes materiais para a produção de móveis. Cada um com suas peculiaridades porém semelhantes devido a extração do mesmo tipo de árvore (pinus ou eucalipto) e ambos são pressionados e expostos a altas temperaturas para se tornarem chapas para a utilização na indústria moveleira.

 

MDF 

Principais diferenças entre MDF e MDP

O MDF é um painel de fibra de média densidade, isso quer dizer que é feito com fibras de madeira e resina sintética. O resultado final é um material bem uniforme  com baixa porosidade, garantindo maior resistência à ferramentas de cortes em diferentes direções.

É indicado para uso em peças retas e curvas, cantos arredondados, acabamentos como molduras e perfis, e peças de baixo relevo e entalhes.

Por ser feito com fibras, ele é mais plano e liso, sendo a melhor opção para receber tinta, verniz e revestimentos de acabamento.

 

MDP

Principais diferenças entre MDF e MDP

O painel é feito com partículas de madeira prensadas, ao contrário das fibras usadas no MDF, formado por três camadas: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies.

Essa composição torna o material mais estruturado, sendo indicado para móveis retilíneos sem curvas e para receber maior carga de peso, como as prateleiras. Por se tratar de uma placa que utiliza pouca matéria-prima, se torna um ótimo custo-benefício na aplicação em móveis. Possui uma superfície bastante homogênea adequando-se perfeitamente a ambientes com alto índice de umidade, como cozinhas e banheiros.

 

Ambos os materiais podem ser utilizados em situações semelhantes

Apesar das diferenças entre MDF e MDP, a proteção acaba sendo primordial para que a durabilidade seja garantida, e pode ser feita com fitas de borda nos topos, para obter qualidade no produto. Essa etapa é essencial em móveis de cozinhas, banheiros ou áreas com maior concentração de umidade.

Para que haja um bom desempenho desses painéis deve-se levar em conta o projeto no qual serão utilizados. Sem esquecer das limitações de cada material, o dimensionamento dos painéis e para o que são recomendados pelo fabricante.

 

Gostou das dicas? A Móveis Mara pode te ajudar a aplicá-las! Nós temos uma equipe especializada que está pronta para te atender e ajudar a transformar seu projeto dos sonhos em realidade. 

 

Conheça nossa redes sociais: Instagram | Facebook

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email