Com o passar do tempo, alguns móveis começam a ter alguns problemas. Seja por falta de cuidados ou pela qualidade do material. E se você mesmo souber consertar, já vai poupar tanto tempo quanto dinheiro. Então aprenda a consertar as gavetas da sua e economiza em mão de obra.
Algum problema com uma de suas gavetas? Preparamos algumas dicas para você resolver o problema de como consertar gavetas soltas, emperradas ou adicionar fundos temporários. Afinal, quem não abre pelo menos uma gaveta por dia, certo? As gavetas são extremamente necessárias na vida diária.
Continue a leitura e aprenda a consertar as gavetas em sua casa. Ótima leitura.
Gaveta emperrada
Um dos problemas mais comuns com gavetas é descobrir que elas estão emperradas. Isso geralmente ocorre porque a umidade do ar faz com que a madeira se expanda. Com isso, o primeiro truque é ligar um termoventilador na direção da gaveta a cerca de 1 metro e meio de distância e deixar ventilar por algumas horas.
Se o problema persistir, lixe as corrediças com cuidado e, em seguida, esfregue-as com um coto de vela ou sabão a fim de as lubrificar.
Substituição de fundo de gaveta
Para substituir o fundo da gaveta, remova a gaveta do móvel e bata na parte inferior para removê-la das juntas. Para facilitar, você pode usar um martelo (neste caso, coloque um pedaço de madeira no fundo para proteger a superfície). Se a juntas continuarem coladas, você precisa umedecê-las com vapor.
Após remover o fundo, aplique uma nova camada de contraplacado ou platex. Lembre-se de providenciar peças de reposição do mesmo tamanho. Use um pequeno formão para raspar a cola velha nas juntas de canto, na parte de trás da gaveta e também nos cantos. Por fim, basta montar a parte de trás com cola para madeira e deixar secar por cerca de 24 horas.
Gavetas frouxas
Neste caso, retire as gavetas do móvel e meça a profundidade e a largura das ranhuras. Em seguida, arrume um pedaço de madeira dura, cujas dimensões sejam um pouco superiores. Então, corte um novo formato de madeira com o mesmo tamanho da calha e aplaine-as.
Logo depois, risque a parte superior das corrediças para marcar a posição anterior. Após a marcação, remova-as com cuidado e coloque as peças novas com cola PVA e parafusos cabeça de embeber.
Se as corrediças removidas estejam parafusadas, é necessário fazer furações nas novas corrediças de madeira para que o novo parafuso não entre no mesmo furo que o anterior. Por fim, antes de inserir a gaveta, limpe o excesso de cola e deixe secar.
Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos marceneiros e hobbystas!
E siga nossas redes sociais e para ficar por dentro das novidades: @maracentraldeservicos